Escrito por Ellen Cursino
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa), realizou, entre os dias 12 e 19 de agosto, dois cursos de formação voltados à capacitação de servidores(as) para atuação em bancas de heteroidentificação racial e de avaliação da deficiência em processos seletivos com reserva de vagas. As atividades contaram com mais de 230 participantes, entre técnicos(as) administrativos(as) em educação e docentes de diferentes campi.
No caso da formação para atuação em bancas de avaliação da deficiência, ministrado por Marisa Sacaloski, coordenadora da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão, o objetivo foi capacitar servidores(as) da Unifesp para atuar na análise de documentos apresentados por pessoas com deficiência, avaliando a possibilidade de o(a) candidato(a) convocado(a) ocupar vagas reservadas em processos seletivos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional, bolsas, concursos, entre outros. Esse curso foi realizado de forma virtual e encerrou no dia 13 de agosto.
Já a formação para atuação em bancas de heteroidentificação racial (2025), ministrado pela servidora da Praepa Luciana Alves, também ofertado virtualmente, buscou preparar servidores(as) para avaliar a autodeclaração de candidatos(as) pretos(as) e pardos(as) convocados(as) para vagas reservadas nos mesmos tipos de processos seletivos.
A diretora de Políticas Afirmativas da Praepa, Marina Oliveira de Souza Dias, destacou que o primeiro dia foi “muito interessante” e que ambos os cursos têm recebido elogios pela qualidade das discussões e pela participação ativa do público. “Mais do que tratar simplesmente das bancas, que visam garantir que as vagas reservadas sejam realmente ocupadas pelas pessoas que compõem o público alvo das ações afirmativas, foram apresentados conceitos extremamente relevantes para compreender a importância das cotas e de seu papel na construção de uma sociedade mais justa”.
A imagem mostra a captura de tela da reunião virtual de formação para atuação em bancas de heteroidentificação racial realizada pela plataforma Google Meet. Diversos participantes aparecem em suas janelas, alguns com câmeras ligadas e outros apenas com a inicial do nome ou uma imagem de perfil.
Os cursos abordaram conteúdos voltados à promoção da equidade nos processos seletivos com reserva de vagas. A formação para atuação em bancas de avaliação da deficiência contemplou temas como educação inclusiva e capacitismo, modelo social da deficiência, Lei Brasileira de Inclusão (LBI) com foco nos tipos de deficiência e cotas, análise de laudos e prática na análise de documentos. Já a formação para atuação em bancas de heteroidentificação racial tratou de conceitos básicos sobre raça e racismo, relações raciais no Brasil, aspectos jurídico-políticos e práticos das ações afirmativas e cotas raciais, além de princípios e metodologias de classificação racial, com aplicação prática em oficina de heteroidentificação.
Segundo Anderson Rosa, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, iniciativas como essas reforçam o compromisso institucional da Unifesp com a implementação de políticas afirmativas que garantam mais equidade e diversidade nos espaços acadêmicos e profissionais da universidade. Além disso, asseguram que as reservas de vagas sejam efetivamente usufruídas pelas pessoas de direito, em conformidade com as legislações específicas.