A Praepa vem promovendo diversas ações na implementação da Política Carolina Maria de Jesus. Na criação de uma cultura de pertencimento foram realizadas aulas abertas sobre a temática da Educação para as Relações Étnico-raciais de ampla divulgação disponíveis no canal da Unifesp. Além disso, aqui serão reunidos outros eventos sobre a temática realizados na Unifesp contribuindo para uma formação qualificada.
Aula Aberta - As políticas afirmativas no Brasil.
Com Professor Dr. Valter Silvério
Ações Afirmativas e Educação: diálogos África do Sul e Brasil
Com professor Dr. Siyabulela Mandela
Mesa Solene de Abertura da Semana da Consciência Negra 2024 e Fórum “Fortalecendo a Academia e a Sociedade: A Resistência das Epistemologias Negras e a Conexão de Saberes”
Semana da Consciência Negra 2022 . Mesa de Abertura. Tema: Os 10 Anos da Lei de Cotas no Ensino Superior. Palestrante Profa. Luciana Alves, participação da Reitora Profa. Dra. Raiane Assumpção, Profa. Renata Gonçalves e do Prof. Carlos Lírio, Coordenador e Vice-Coordenador do NEAB, Profa. Diana Mendes, Coordenadora do OVIR e EPPEN. Mediação: Profa. Melissa Leandro Celestino.
Semana da Consciência Negra 2022 “Educação para as Relações Étnico-raciais no Ensino Superior”
Palestra da Dra. Nilma Lino Gomes, ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015 e 2016). Teve como objetivo discutir o histórico de lutas que construíram as ações afirmativas como políticas públicas nas universidades federais. A palestrante abordou o projeto de nação do movimento negro na luta pelas ações afirmativas nas universidades.
Semana da Consciência Negra 2021: “A Unifesp e a Pesquisa em Temas Étnico-raciais”
Seminário Itinerante: Políticas antirracistas no ensino superior / Palestra: Identidade, pertencimento e presença negra na Universidade Permanência e Pertencimento: educação e relações raciais. 23/06/2023
Palestra Magna do 6º Sintegrada “ Educação das Relações Étnico-Raciais e Diversidade Cultural: uma importante questão na pós-graduação Palestrante: Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva”